sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Mini-Fórum estudante vai ter lugar nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2016.
Subordinado ao tema "Penso, Logo faço" vai contar, como habitualmente, com a presença de diferentes entidades e convidados com o objetivo de abrir horizontes e desvendar caminhos que te ajudem a tomar decisões face ao teu futuro profissional.
Contamos com a tua presença!
Iniciaram-se, na Becre, no passado dia 27, as leituras partilhadas, entre membros da comunidade educativa e os alunos, desta vez entre o professor António Melo e turmas dos 10º e 12º anos, a propósito da obra “O Pêndulo de Foucault” de Umberto Eco.
Um pretexto para se falar de literatura, de leituras e de viagens efetuadas através do livro.


Nota: Os encontros, “4as às 4h, na Becre: um livro uma vida…” continuam todas as últimas quartas-feiras de todos os meses, e o próximo encontro é no dia 24 de fevereiro, pelas 16h00, com a aluna Marcelli Boa Vida.
Realizou-se, no dia 19 do corrente mês, a 1ªfase da 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura, tendo sido selecionados para representar a ESCT nas provas distritais, os seguintes alunos:
Miguel Bernardo Guerreiro Pereira – 11ºA
Edna Carreiras Ribeiro Parracha – 11ºA
João Leitão – 11ºF

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

"Exposição de trabalhos de Desenho-A na BECRE

Os trabalhos patentes na BECRE até ao final do mês de janeiro, foram realizados ao longo do 1º período letivo por alunos do 10º e 11º anos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais na disciplina de Desenho-A. Todos os trabalhos foram produzidos nas aulas e fora delas, e são resultado das propostas feitas pelos professores, no âmbito dos currículos nacionais da disciplina.

Esta exposição releva da necessidade de mostrar a toda a comunidade educativa o trabalho pioneiro desenvolvido no Curso, introduzido no ano letivo de 2014/2015.

Nos trabalhos, é explorado o desenho e a sua expressão, o desenho à vista, o desenho analítico e os processos de síntese/transformação, onde a expressão, a qualidade da mancha e do traço, a composição e a aplicação de texturas, são alguns dos conteúdos privilegiados, bem como a experimentação de técnicas mistas, através da combinação de vários materiais.

Uma das principais ferramentas para estimular os alunos a explorarem outros temas e técnicas, é a continuada utilização do Diário Gráfico, onde o treino diário é fundamental para adquirirem as competências desejadas. Alguns dos trabalhos desenvolvidos neste âmbito estão patentes na vitrine junto à entrada da BECRE.

Como materiais atuantes para a aplicação das técnicas acima mencionadas, são usados as grafites, os lápis de cor, canetas esferográficas, aparos, tinta da china, aguarelas, pastéis de óleo, etc...

Os trabalhos dos alunos e a sua notória qualidade são reflexos da insistência, da paciência e de tempo, mas também do bom ambiente vivido em sala de aula.

Na ESCT, sabemos que não estamos a formar artistas mas sim pessoas, que para além de outras competências essenciais, tenham também a capacidade de criar objetos visuais com bom gosto e qualidade e, sobretudo, que gostem de os produzir."

Prof. César Torres


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

No dia 18 de dezembro, pelas 10:05 horas, teve lugar uma palestra dinamizada pelas professoras Olga Fernandes e Isabel Mendes, subordinada ao tema "Como criar um negócio/empresa", dirigida às turmas dos cursos profissionais, 12ºJ e 12ºK.