Manifesto vencedor do concurso MANIFESTA-TE
Manifesto contra exesso de publicidade nos intervalos televisivos
Eu,
Bárbara Mendes, venho manifestar o meu total descontentamento com o
tempo utilizado para publicidade nos intervalos de filmes e series. É
completamente saturante estarmos a ver um filme que nos cativa, e
termos de aguentar um intervalo com cerca de 15 a 17m de publicidade
para o continuar a ver. Principalmente à noite depois de um dia de
aulas, de trabalhos de casa e de estudo em que nos sentamos no sofá e
relaxamos a ver um bom filme ou uma série que estamos a seguir, e
ficamos totalmente irritados com o tempo perdido em intervalos
publicitários.
Certo era que a desculpa dada pela Tv para estes
intervalos seria o podemos ir à casa de banho, comer ou beber qualquer
coisa, mas a verdade é que hoje em dia já não necessitamos destes
intervalos porque as várias operadoras já dão a possibilidade de
podermos fazer pausa no programa que estivermos ver e quando quisermos
podemos retomar e continuar a ver o mesmo programa.
Além disso,
durante um intervalo comercial de uma novela, um programa de televisão
ou até um jogo de futebol, por exemplo, as pessoas já sabem que os
próximos minutos serão exclusivos para propagandas, então elas acabam
propositadamente por não prestar atenção ou até mesmo mudar de canal.
Para
valorizarem o negócio, as empresas de televisão criam canais temáticos,
onde procuram formas de tornear a invasão crescente aos intervalos.
Hoje
em dia somos influenciados o tempo inteiro, vivemos num mundo onde tudo
é comparado e analisado pela nossa mente, consciente ou
inconscientemente, e é por isso que a publicidade atual tenta encontrar
estratégias de persuadir o consumidor nos mais diversos níveis
(propagandas subtis, para atingir a memória do subconsciente;
exageradas, para que a pessoa guarde a mensagem devido á sua
particularidade, até mesmo, por repetição, a qual o consumidor acaba
possuindo a lembrança da marca através da quantidade de vezes que é
submetido a ela de alguma forma, como comerciais de televisão).
Vamos apelar à:
- Criação de canais só para publicidade.
- Intervalos no máximo de 5 minutos.
- Proibição de intervalos publicitários a partir das 18h.
- Proibição de repetição da mesma publicidade no mesmo intervalo.