quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Manifesto vencedor do concurso MANIFESTA-TE

Manifesto contra exesso de publicidade nos intervalos televisivos
Eu, Bárbara Mendes, venho manifestar o meu total descontentamento com o tempo utilizado para publicidade nos intervalos de filmes e series. É completamente saturante estarmos a ver um filme que nos cativa, e termos de aguentar um intervalo com cerca de 15 a 17m de publicidade para o continuar a ver. Principalmente à noite depois de um dia de aulas, de trabalhos de casa e de estudo em que nos sentamos no sofá e relaxamos a ver um bom filme ou uma série que estamos a seguir, e ficamos totalmente irritados com o tempo perdido em intervalos publicitários.
Certo era que a desculpa dada pela Tv para estes intervalos seria o podemos ir à casa de banho, comer ou beber qualquer coisa, mas a verdade é que hoje em dia já não necessitamos destes intervalos porque as várias operadoras já dão a possibilidade de podermos fazer pausa no programa que estivermos ver e quando quisermos podemos retomar e continuar a ver o mesmo programa.
Além disso, durante um intervalo comercial de uma novela, um programa de televisão ou até um jogo de futebol, por exemplo, as pessoas já sabem que os próximos minutos serão exclusivos para propagandas, então elas acabam propositadamente por não prestar atenção ou até mesmo mudar de canal.
Para valorizarem o negócio, as empresas de televisão criam canais temáticos, onde procuram formas de tornear a invasão crescente aos intervalos.
Hoje em dia somos influenciados o tempo inteiro, vivemos num mundo onde tudo é comparado e analisado pela nossa mente, consciente ou inconscientemente, e é por isso que a publicidade atual tenta encontrar estratégias de persuadir o consumidor nos mais diversos níveis (propagandas subtis, para atingir a memória do subconsciente; exageradas, para que a pessoa guarde a mensagem devido á sua particularidade, até mesmo, por repetição, a qual o consumidor acaba possuindo a lembrança da marca através da quantidade de vezes que é submetido a ela de alguma forma, como comerciais de televisão).
Vamos apelar à:
- Criação de canais só para publicidade.
- Intervalos no máximo de 5 minutos.
- Proibição de intervalos publicitários a partir das 18h.
- Proibição de repetição da mesma publicidade no mesmo intervalo.